11 de fevereiro de 2018

INTERNET E A BUSCA POR INFORMAÇÕES


texto de Danielle Lanzer

Pessoas com Parkinson e seus familiares buscam incessantemente por informações para melhorar o tratamento e auxiliar na sua condição, qualidade de vida e bem estar. Por parte dos parkinsonianos, a vontade de ficar bem e voltar a ser quem era antes da doença é enorme, gigantesca. Muitos buscam pela tão sonhada CURA, ficando cada vez mais expostos aos riscos que podem comprometer gravemente a saúde. Infelizmente, a cura AINDA não existe.
Na Era da globalização, é fácil encontrar na internet, centenas de sites, blogs, páginas e grupos de apoio nas redes sociais sobre o tema PARKINSON, que divulgam informações, dicas e guias, relatos pessoais, com diferentes objetivos, que incluem: desde difusão de conhecimento, promoção de qualidade de vida até publicidade e propaganda, inclusive estimulo ao uso indiscriminado de produtos não autorizados e/ou de eficácia não comprovada.
Um dos maiores problemas na utilização de ferramentas de buscas na internet, para esse fim, é a perpetuação de informações inadequadas e de origem duvidosa. Qualquer material “pode ser lançado” na internet, sem nenhum critério.  Encontra-se de tudo, textos de excelente qualidade (publicações informativas e guias de suporte, etc) e também grandes inverdades (por exemplo, TRATAMENTOS ou TERAPIAS ALTERNATIVAS que prometem CURAR).
É importante para quem busca informações ter cuidado com textos, artigos e divulgações que prometem o resgate da vida, com mensagens do tipo "volte a ser você" ou "recupere sua vida". Quem tem Parkinson não deixa de ser quem é, muito menos está morto. Além da falta de ética e compromisso, essas mensagens absurdas, nada mais são do que estratégias de marketing (frases de efeito) que tentam promover produtos e procedimentos (cirurgia de DBS, por exemplo) fazendo com que os parkinsonianos e familiares criem falsas expectativas e a esperança de que pode ser curado. Geralmente, empresas e alguns profissionais utilizam esse tipo de estratégia inescrupulosa de divulgação, publicam informações  importantes e de qualidade, tornando mais difícil para que o publico leigo consiga perceber "viés” nos textos. Fazendo uma leitura criteriosa, é possível perceber a característica de induzir o leitor a acreditar em benefícios de determinados produtos, tratamentos e procedimentos. Comum também que esses textos estejam acompanhados de imagens "fantásticas" e vídeos “miraculosos” que não fazem parte da realidade. Ao fazer uma leitura, seja cauteloso e crítico. Quando há interesses comerciais, é possível identificar nas entrelinhas do texto, indícios que o objetivo é "vender". TRATAMENTOS COM MEDICAMENTOS, CIRURGIA, TERAPIAS, etc realizadas sem a indicação adequada e acompanhamento, podem comprometer gravemente a qualidade de vida e principalmente a saúde. Não dá para acreditar em tudo que está na internet.
Tenha cuidado ao utilizar a ferramenta de busca na internet. Do mesmo jeito que é possível encontrar conteúdos excelentes, há também muita informação que pode prejudicar o tratamento e a qualidade de vida. Mesmo que a objetivo não seja comercial, é preciso mais do que a intenção em ajudar, no caso de pacientes e familiares que se dedicam a causa. Esse assunto merece um texto a parte. Como  pessoas com Parkinson e familiares podem ajudar a comunidade parkinsoniana. 
Abaixo algumas DICAS para análise de postagens - identifique alguns dos CRITÉRIOS principais:
1) CONTEÚDO (o conteúdo é importante?  Verifique a escrita, a qualidade e origem da informação)
2) OBJETIVO (Qual objetivo da criação do site, blog, grupos, etc?) Educacional, informativo e/ou social, comercial)
 3) AUTOR / AUTORES (Qual o interesse, experiência? Área de atuação, capacitação e ética).


Danielle Lanzer

Palestra
 INTERNET E REDES SOCIAIS: Benefícios e Riscos para quem busca por informações

 

4 comentários:

  1. Infelizmente tem muita gente querendo tirar proveito do sofrimento dos outros, para eles pouco importa o que estamos passando só querem vender algo, temos sim que ter muito cuidado com que postam, podemos pedir ajuda a uma pessoa mas capacitada , e ou pesquisar com cautela sobre o assunto. Parabéns Danielle... Estamos de olho nestes charlatões.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem esclarecido pela Danielle Ianzer. É preciso ter cuidado com as informações que estão na Internet. Onde não tem uma fiscalização, tudo está aberto ao bom e ao ruim - ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  3. Por experiência própria,acho que o desespero com a possibilidade de perder o controle da sua vida, pode as vezes nos fazer acreditar em mentiras evidentes . No meu caso cheguei a gastar muito dinheiro com consulta de um médico famoso que prometia a cura.
    Hoje estou com o pé no chão e bem mais cautelosa.

    ResponderExcluir
  4. Texto perfeito Danny. A aquisição do conhecimento é valiosa, mas precisa ser criteriosa.

    ResponderExcluir