Manual e Cuidados

Manual

Uma iniciativa muito promissora e importante para os portadores da Doença de Parkinson foi criada pelo programa Pró-Parkinson do HC da Universidade Federal de Pernambuco que promove assistência multi-profissional para pacientes. O programa Pró-Parkinson criou um manual, lançado em 2012. "O Manual do Paciente com Doença de Parkinson" tem informações sobre a doença, dicas e exercícios para facilitar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Segue link de acesso ao manual:

Cuidados - terapias, ferramentas e aplicativos


Abaixo seguem as listas de terapias, algumas ferramentas e aplicativos que podem facilitar a realização de atividades e auxiliar na recuperação e melhora de sintomas dos portadores da Doença de Parkinson.


TERAPIAS

As terapias e tratamentos que indicados pela maioria dos médico neurologistas, especialistas em Parkinson são:

Tratamento psicológico
Hidroginástica
Pilates
Ergometria
Fisioterapia
Dança de salão
Fonoaudiologia


FERRAMENTAS

Lixador de unha elétrico – TechLine (nacional)

Escova de dente elétrica - Oral B (importada)

refil da escova de dente elétrica - Oral B (importada)

talheres com peso 

APLICATIVOS - APPLE

PD exercises – Aplicativo desenvolvido p/ pacientes com Doença de Parkinson e outras formas de Parkinsonismo. Contém instruções para exercícios diários e de movimentos.

ParkinsonMeter – Aplicativo que mede a intensidade do tremor.


iReflex – Aplicativo que mede reflexo através da contagem do número de toques em um tempo determinado.

Medscape – Aplicativo de conteúdo médico/clínico que  tem uma ferramenta chamada "drug interaction checker". Basta adicionar todos os medicamentos, vitaminas que faz uso continuo ou temporário que em segundos é possível verificar se há ou não interação entre eles e qual o nível de risco.

Um comentário:

  1. Danny,com certeza esse blog mostra o seu nascimento depois de tudo que teve que enfrentar. É com enorme satisfação que vejo o quanto tem experimentado com intensidade tudo que passou e que passa, e o quanto poderá ajudar os portadores ou familiares dessas pessoas a encontrar caminhos que tornem a vida mais leve (mesmo que isso possa parecer impossível). Desejo que você seja feliz cada dia mais e que tenha a certeza que será um grande exemplo de humanidade. Beijos

    ResponderExcluir